Educação para a Saúde

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade - 23 de Maio



Comemora-se no penúltimo sábado do mês de Maio de cada ano.
Considerada uma epidemia mundial e doença símbolo da actualidade, a Obesidade é uma doença na qual a reserva natural de gordura aumenta até ao ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade. Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é visto, cada vez mais, como um sério e crescente problema de saúde pública: excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, em particular doenças cardiovasculares, diabetes mellitus tipo 2, apnéia do sono e osteoartrite.
Alguns estudos concluem existir 5 a 25% de responsabilidade genética na ocorrência de obesidade, desta forma o risco de obesidade é de 9% quando nenhum dos pais é obeso, 50% quando um dos progenitores é obeso e 80% quando os dois progenitores são obesos. Contudo, são os factores ambientais, nomeadamente o comportamento alimentar e exercício físico, que exercem a maior influência na magnitude da expressão clínica da doença. A maioria das crianças come muito e mal! Fazem uma alimentação com baixo consumo de fibras (poucos vegetais e fruta) e com excesso de açúcar (refrigerantes, bolos, doces…), gorduras, ...

Não há, actualmente, nenhum remédio que tenha eficácia comprovada no combate ao excesso de peso. A não ser para causar efeitos colaterais terríveis. Para emagrecer, o único caminho recomendável é uma alimentação equilibrada e exercícios físicos.

Vídeo....