Educação para a Saúde

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Projecto de Prevenção e Mediação de Conflitos



Em parceria com o Gabinete de Apoio ao Aluno, o Centro de Saúde promove este ano lectivo uma actividade desenvolvida por uma psicóloga denominada “Oficina de mediação de conflitos”.
A participar activamente neste projecto estão representantes de cinco turmas que, com recurso a metodologias activas ( role-play, dramatizações, análise de situações, …), se pretende que desenvolvam competências sociais e atitudes de respeito pelo outro, que visem o desenvolvimento de boas práticas no domínio da educação para a não-violência e o auto-controlo e cujo objectivo final é reduzir o recurso à violência física e verbal/ agressividade perante conflitos.
Posteriormente o trabalho será apresentado à turma onde se inserem estes alunos e a divulgação à Comunidade escolar, por intermédio do Gabinete de Apoio ao Aluno.
Este projecto integra-se nas temáticas da Educação para a Saúde valorizando as práticas educativas conducentes a mudanças comportamentais no sentido de formar cidadãos responsáveis e intervenientes.